Objetivo do Curso

Nosso objetivo é promover a formação profissional do Tratador de Cavalos, respeitando as seguintes condições:

  • Criar e desenvolver uma cultura equestre através de um processo educativo, participativo que possibilita a esses profissionais adquirir conhecimentos específicos, desenvolver habilidades e atitudes para o exercício pleno da função.
  • Ampliar o conhecimento aliando a teoria com a prática em experiências vivenciadas em ambiente de trabalho e, principalmente com foco na realidade do setor.


O conteúdo apresentado tem enfoque nos cavalos em geral e visa a formação de um profissional com múltiplas habilidades e, capaz de:

  • Entender e atender todas as necessidades do dia a dia de um cavalo; seja num centro de treinamento de cavalo de esporte, num haras de criação, ou até mesmo o cavalo da chácara utilizado nos passeios de final de semana;
  • Executar com desembaraço as atividades diárias de uma cocheira;
  • Desempenhar com qualidade um trabalho de condicionamento físico do cavalo atleta. Montado através do conhecimento da Equitação Clássica e Western e no trabalho de chão utilizando-se das técnicas no trabalho com o cavalo na guia.
  • Liderar uma equipe de trabalho, e organizar as rotinas administrativas de uma cocheira.

Temas Abordados

O curso de tratador de cavalos aborda uma variedade de temas, entre os principais estão:


Rotina da Cocheira: Como aperfeiçoar os processos e ganhar em produtividade e economia.

Manejo funcional: O manejo correto previne a incidência de cólicas e acidentes com os cavalos gerando economia e satisfação ao proprietário.

Nutrição: Entenda o funcionamento do aparelho digestivo do cavalo e saiba alimentá-lo corretamente.

Primeiros Socorros: Saber avaliar a situação e proceder de forma correta pode ser o diferencial e salvar seu cavalo.

Etologia: Conhecer o comportamento natural do cavalo é o caminho para atividades simples e funcionais.

Horsemanship Bom: Estabeleça uma boa relação com o cavalo e ele terá confiança para atingir seu melhor desempenho.

Equitação Clássica: a equitação clássica como base de formação do profissional Tratador Treinador de Cavalos.

Casqueamento e Ferrageamento: A importância da saúde do sistema locomotor do cavalo.

Treinamento e condicionamento: Treinamento funcional por meio da Equitação Clássica, da Equitação Western e da pratica da guia inteligente.

Meio Ambiente Uso consciente dos recursos naturais nas atividades equestres.

Nossa Equipe

Antonio dos Santos, 59

Técnico em equinocultura, cavaleiro e instrutor de equitação, irá compartilhar sua experiência de mais de 40 anos vividos com os cavalos.

Tiago dos Santos, 30

Instrutor de equitação e Course Designer

Palestrantes Convidados: O curso conta ainda com a participação de palestrantes convidados especialistas em suas áreas de atuação, Nutrição, Primeiros Socorros, Ferrageamento, Equitação Wester e Meio Ambiente.

O Mercado

A equinocultura no Brasil encontra-se atualmente em estágio avançado em quase todos os segmentos, porém a carência da mão de obra qualificada para o manejo dos cavalos é um entrave no setor.

A inexistência de escolas com formação específica para estes profissionais compromete a eficiência do negócio, gera custos elevados e não permite que animais superiores desenvolvam todo seu potencial.

Tendo como objetivo formar esses profissionais, a Oficina do Cavalo em parceria com a Escola Hípica Itatiba, desenvolveu e apresenta o Curso de Formação Profissional de Tratador de Cavalos.

Para conhecer o conteúdo detalhado do curso, nos envie um email.

(Por favor preencha todos os campos)